A Salesforce revela que 77% dos líderes empresariais estão preocupados com a perda de oportunidades apresentadas pela tecnologia. Essa preocupação está diretamente relacionada a uma das tendências mais urgentes para 2024: marcas e empresas que não investirem em ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina ficarão para trás em relação aos concorrentes e, em cenários mais graves, poderão ser deixadas para trás.
Com isso em mente, executivos da Salesforce delinearam cinco mudanças que a IA deverá trazer ao longo do ano e como essas mudanças podem ser acolhidas e integradas ao ambiente operacional.
- IA Generativa se Tornará Totalmente Operacional nas Empresas
Clara Shih, CEO da Salesforce AI, afirma que o status operacional começa com desenvolvimento de software, atendimento ao cliente, vendas e marketing. A IA impactará todos os departamentos e fluxos de trabalho. Um avanço significativo ocorrerá quando modelos de linguagem de grande porte (LLMs) forem usados não apenas para geração e análise de conteúdo, mas também para tomada de decisões e automação de fluxo de trabalho.
Shih prevê que, à medida que a IA avança e recursos como Agentes de IA são mais amplamente implantados, a eficiência aumentará, criando um ciclo de melhoria. Ela observa que, embora LLMs fundamentais formem a espinha dorsal da IA generativa, as empresas também começarão a usar uma combinação de modelos de linguagem menores e específicos de domínio por razões de custo, desempenho e latência.
- A IA Transformará Todos os Setores
Laura Palmieri, Vice-Presidente de GTM e Estratégia da Salesforce, acredita que a IA será infundida em todas as camadas de roteiros de produtos e plataformas para agregar valor aos clientes. Isso se aplica tanto a empresas de Software como Serviço (SaaS), quanto a empresas de semicondutores e jogos.
Além disso, a IA impactará a própria natureza do desenvolvimento e a forma como os produtos são construídos. Ao automatizar tarefas rotineiras de programação lógica, os desenvolvedores podem aumentar a produtividade e se concentrar em problemas mais complexos.
- IA Generativa Aumentará a Eficiência e Nos Familiarizaremos com o Termo “Consulta Semântica”
Avanços em consultas semânticas – essencialmente uma pergunta em linguagem humana traduzida para linguagem de máquina – mudarão drasticamente o atendimento ao cliente, prevê Rahul Auradkar, Vice-Presidente Executivo e Gerente-Geral de Serviços de Dados Unificados e do Einstein da Salesforce.
Ele acredita que as empresas podem fornecer serviços rápidos, significativos e hiper personalizados usando IA com texto, imagens, vídeos e áudio para pesquisa. Isso prepara o terreno para uma economia digital mais intuitiva e ágil, beneficiando tanto as empresas quanto os usuários finais. Auradkar espera que a consulta semântica se torne a base da IA ao longo de 2024, atraindo interesse empresarial significativo.
- Até 2025, as Empresas Deixarão de Criar Estratégias com Foco Prioritário em “Nuvem” ou “Digital”. O Foco Será o Cliente
Michael Maoz, Vice-Presidente Sênior de Estratégia de Inovação da Salesforce, observa que, seja interagindo com um dispositivo, chatbot, aplicativo móvel ou site, tudo hoje é digital, incluindo a IA generativa. O valor para o cliente está na saúde do processo que ele deseja realizar ou que é realizado em seu nome. Para as empresas, o objetivo são melhores resultados de negócios. Maoz enfatiza que a tecnologia é apenas o meio de executar um processo, não um fim em si.
- Empresas que Não Adotarem a IA Generativa Ficarão para Trás
A previsão mais “apocalíptica” da lista vem de Alice Steinglass, Vice-Presidente Executiva e Gerente-Geral da plataforma Salesforce. Ela destaca que até pequenas e médias empresas adotarão plataformas intuitivas de IA, desencadeando uma explosão de inovação e nivelando o campo competitivo. Até 2025, a IA não será apenas uma ferramenta de apoio, mas o núcleo em torno do qual giram as empresas de sucesso, marcando uma era de transformação sem paralelo.
Para embasar a teoria, Steinglass cita uma pesquisa do Gartner, que indica que até 2026, mais de 80% das empresas já terão usado IA generativa ou implantado aplicativos generativos habilitados para a tecnologia em ambientes de produção – evidência sólida de que essas plataformas impulsionarão o uso de assistentes digitais orientados por IA que permearão todas as camadas organizacionais.