O relatório “Marketing Trends 2024” da Kantar apresenta as principais tendências de marketing para o próximo ano, combinando dados atitudinais e de desempenho para ajudar profissionais de marketing a otimizar estratégias de crescimento. Este é o primeiro estudo desse tipo realizado pela divisão de Insights da empresa, destacando as 10 tendências cruciais para 2024:
- Inteligência Artificial no Processo Criativo: A maioria (67%) dos profissionais de marketing está positiva sobre o potencial da IA generativa. À medida que a indústria explora a IA para o desenvolvimento criativo, entender profundamente a eficácia desses resultados será ainda mais importante.
- Valores Culturais: Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação às marcas. Iniciativas que exploram valores culturais ganharão destaque em 2024, pois 80% dos consumidores globais estão dispostos a se esforçar para comprar de empresas que apoiam causas relevantes para eles. Gerenciar riscos no planejamento de marketing e garantir que as marcas estejam bem informadas sobre questões sociais mais amplas será crucial.
- Controle de Mensagem Encontra a Cultura do Cancelamento: Empresas que tomam posição sobre questões sociais e ambientais e que são consistentes com seu DNA de marca, mesmo que possam gerar controvérsias, serão favorecidas. Ser autêntica e tomar partido em questões importantes para a sociedade garantirá um caminho para construir conexão emocional com os consumidores.
- A Batalha por Atenção e Engajamento: A importância da métrica de atenção para medir a eficácia da mídia e da criatividade veio para ficar. O relatório da Kantar mostra que 62% dos profissionais de marketing ainda preferem trabalhar com métricas comportamentais, como o tempo de visualização. O uso de métricas preditivas de atenção baseadas em IA está em ascensão e deve desempenhar um papel maior em 2024, permitindo que os profissionais mensurem a atenção em escala para anúncios digitais.
- Mudança para Medidas Holísticas de Sucesso: Nota-se que 42% das empresas estão incorporando métricas de sustentabilidade em seus KPIs, em comparação com 26% em 2021. Esta tendência demonstra uma transformação no mercado para um maior equilíbrio entre lucro, planeta e pessoas – não apenas como compromisso das empresas, mas como estratégia de negócios.
- Inovação Disruptiva para Negócios Rentáveis e Sustentáveis: Marcas percebidas como inovadoras pelos consumidores alcançam três vezes mais crescimento do que aquelas que não são. No entanto, os níveis de inovação pós-pandemia estão mais baixos, tornando a atuação nessa frente, especialmente de forma disruptiva, uma agenda essencial para qualquer empresa que busca um caminho de crescimento em 2024.
- Marcas que Desafiam o Status Quo: A indústria de FMCG/CPG tem visto marcas desafiadoras impulsionando um crescimento desproporcional ao confrontar conceitos, ideias, necessidades e ocasiões do consumidor. Com um em cada dois compradores globais preferindo consumir de marcas menores sempre que possível, essas empresas continuarão tendo sucesso. Grandes marcas precisam trabalhar agilidade, rapidez no lançamento ao mercado, centralização no consumidor e tomada de decisões baseadas em dados para acompanhar o ritmo.
- O Poder da Premiunização: Com a inflação afetando o bolso dos consumidores e as marcas próprias ganhando participação de mercado, as empresas estão recorrendo a fatores como promoções de preço, redução da inflação e descontos para manter a participação no mercado. Dados da Kantar mostram que a premiunização é um caminho para o sucesso. Em 2024, os profissionais de marketing se apoiarão no gerenciamento de preços para garantir que preço e valor estejam alinhados.
- A Vida Além da Barra de Pesquisa: A pesquisa tradicional está passando por um período de disrupção com a popularização da IA e grandes modelos de linguagem. Os buscadores online consolidaram-se como o quinto ponto de contato mais forte em termos de construção de impacto de marca. Agora é a hora de revisar estratégias e conteúdos digitais para garantir visibilidade onde os consumidores estão.
- Varejo e Publicidade: Em meio às mudanças nos comportamentos dos consumidores, a mídia de varejo surge como um canal essencial para engajar audiências. Dados da Kantar mostram que 60% dos profissionais de marketing na América Latina declararam que investirão mais em mídia de varejo no próximo ano. Em 2024, compradores e vendedores precisarão de medições independentes para comprovar o desempenho do canal e criar melhores experiências de publicidade.