O mercado mobile brasileiro é o terceiro que mais cresce no mundo, com um Growth Score de 29,3, ficando apenas atrás da Índia, com 31,2, e dos Estados Unidos, com 29,4. Aplicativos de utilidades, como buscadores, VPNs e autenticadores, tiveram um score de crescimento de 26,3, um pouco abaixo da média da América Latina, que é de 26,9, conforme os dados do Mobile Growth Report. Este relatório ajuda a avaliar o desempenho e o potencial de aplicativos e do marketing de aplicativos em diferentes mercados.
A pesquisa indica que jogos para celular tiveram o melhor desempenho entre todas as categorias no mundo, com um potencial de crescimento de 53,5. Globalmente, aplicativos de compras obtiveram o segundo maior growth score, com 43,2. Aplicativos de viagem também demonstraram força, com 41,6 pontos, seguidos por aplicativos financeiros, com 34,1, e aplicativos de comida e bebida, com 32 pontos.
O crescimento global também pode ser atribuído ao aumento no número de usuários de internet. Em julho de 2023, havia 5,19 bilhões de usuários de internet em todo o mundo, em comparação com 4,9 bilhões em 2021. Com base nos dados da Adjust do primeiro semestre deste ano, a pontuação média global de crescimento mobile em todos os setores é de 29,9.
“América Latina tornou-se um dos espaços de crescimento mobile mais estimulantes do mundo, com mais da metade da população usando mais apps do que antes da pandemia. Apesar do notável crescimento do Brasil e da América Latina como um todo, o relatório mostra um potencial de crescimento ainda pouco explorado por profissionais de marketing da região, que demanda a criação de campanhas altamente personalizadas e regionalizadas“, analisa Flávio Levi, Diretor de Vendas LATAM da Adjust.
A pesquisa fornece o Growth Score baseado em mais de 2.500 aplicativos da Adjust e no desempenho durante o primeiro semestre de 2023. A pontuação incorpora três métricas principais: volume de instalações, custo efetivo por instalação (eCPI) e valor de vida útil (LTV).
Para aproveitar a oportunidade no mercado mobile, empresas visam consolidar suas marcas e alcançar bons níveis de notoriedade. Nesse sentido, a captação de leads surge como uma estratégia de marketing promissora, envolvendo ações para cultivar uma base de usuários qualificados, como a criação de conteúdo de qualidade.
Além disso, aprender sobre novas ferramentas e como elas podem favorecer o mercado mobile é benéfico para todos. Uma pesquisa da Alura mostrou que 66% dos entrevistados buscam conhecimento no assunto para entender como utilizar ferramentas de IA de forma proativa no trabalho.
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