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Novembro Marca Ações de Rebranding para Principais Marcas Brasileiras

Reposicionamento é uma estratégia comum no mundo do marketing. Frequentemente, aspectos essenciais – logotipos, segmentos de mercado, estratégias de comunicação – de uma marca ou produto precisam ser atualizados ou aprimorados para oferecer aos consumidores uma versão renovada do conjunto operacional em questão.

É uma preocupação comum que mudanças constantes em ativos operacionais chave possam levar à perda da identidade da marca. No entanto, casos como o da Sem Parar demonstram que isso nem sempre ocorre quando os reposicionamentos resultam de um planejamento eficaz, visando consolidar os principais objetivos de uma empresa.

No início do ano, Gabriel Porto, CMO da Sem Parar, falou com o Clube Mundo do Marketing sobre as mudanças estratégicas implementadas pela marca desde 2018. Agora, a empresa anunciou a próxima fase de seu ambicioso plano de expansão, visando transformá-la no principal ecossistema de mobilidade do país. Aqui estão alguns casos de reposicionamento da Sem Parar e outras marcas brasileiras que decidiram renovar sua imagem em direção ao final de 2023.

“Você Livre em Movimento”

As mudanças sucessivas no posicionamento da Sem Parar foram feitas para alcançar um objetivo claro: transformar a marca em um símbolo de conveniência para viajantes expandindo seu portfólio de serviços, que agora inclui serviços além dos pagamentos automáticos em pedágios.

Avançando ainda mais, a empresa anunciou sua nova tagline “Você Livre em Movimento” em novembro. Essa ação marca uma nova fase para a marca e solidifica uma estratégia focada em oferecer uma proposta de valor mais abrangente aos clientes, evoluindo naturalmente para um universo de soluções conectadas à mobilidade. Também fortalece o SuperApp e novas frentes de negócios, como o Seguro Sem Parar.

O novo posicionamento será implementado gradualmente, garantindo a entrega de mensagens-chave através de um tom mais confiante e inovador, fomentando um relacionamento próximo e simples com seus públicos. O logotipo permanece inalterado, mas ganha novas nuances cromáticas e elementos visuais, realçando o reconhecimento da marca e garantindo uma presença visual mais clara e impactante.

Locaweb Company – LWSA

A Locaweb Company passou a ser LWSA. De acordo com o CEO Fernando Cirne, nesta nova fase, a empresa está melhor preparada para oferecer uma gama diversificada de serviços cobrindo todas as etapas da jornada digital do cliente, independentemente do tamanho ou setor.

A LWSA oferece um portfólio robusto de produtos para atender às necessidades dos empreendedores, desde o início de sua jornada digital até o aprimoramento do relacionamento com seus clientes. O ecossistema opera de forma sinérgica, garantindo resultados e crescimento sustentável para todos os clientes por meio de cinco verticais: Be Online, Serviços Financeiros, Commerce PME, Gestão e Commerce Enterprise.

Cirne observa que esta nova etapa se deve ao sucesso das aquisições feitas desde 2012, sempre alinhadas com estratégias de crescimento sustentável, focando em receitas recorrentes, sinergia de custos, retenção de talentos, consolidação de produtos e serviços, e potencial para cross-selling e up-selling – princípios que a LWSA continua seguindo.

Rede Pitágoras

Para manter sua vantagem no mercado educacional, a Rede Pitágoras investiu em uma estratégia de posicionamento única para reter e aumentar sua base de escolas. Assim, a marca iniciou um rebranding com mudanças significativas em sua identidade visual, logotipo, tipografia e novos elementos visuais, refletindo a adaptação aos tempos modernos e a necessidade de modernidade do setor.

Sob a nova identidade, o símbolo tradicional do triângulo da Rede Pitágoras está mais proeminente, com a cor laranja mantida, mas cercada por cores secundárias como o cinza. O rebranding é assinado pela Agência Emme. Notavelmente, a Rede Pitágoras passou por várias mudanças em sua história e foi adquirida pela Somos Educação em 2018, responsável pela reorganização e reposicionamento da rede.

De acordo com Fabricio Vieira de Moraes, diretor da Rede Pitágoras, a rede também está investindo em estratégias de mídia online e offline para fortalecer a marca e em uma renovação editorial, particularmente para Educação Infantil e Ensino Fundamental, demonstrando um compromisso com a qualidade do ensino, beneficiando suas escolas e estudantes.

Petrobras

Sites digitais, cruciais para a presença virtual das empresas, são cada vez mais importantes nos processos de reposicionamento. Reconhecendo isso, a Petrobras lançou um novo site em outubro, resultado do novo posicionamento da marca e seus 70 anos de história.

O novo site serve como um hub de conteúdo e plataforma de experiência para os diversos públicos da empresa, refletindo seus novos direcionadores estratégicos. A reestruturação foi gerenciada pela Agência Brivia, responsável pelo planejamento, design e produção de conteúdo interno e externo para a petroleira.

O recurso único do site são páginas especiais destacando quatro temas estratégicos para a empresa: pré-sal; inovação e tecnologia; a jornada da energia; e transformação da energia. O conteúdo oferece uma imersão dinâmica e interativa nesses tópicos por meio de fotos, infográficos e outros recursos visuais.

Eliel Allebrandt, Diretor Executivo e Key Account da Brivia, comenta que essas mudanças, juntamente com outras iniciativas, modernizam a presença digital da Petrobras, refletem mudanças significativas recentes na empresa e reforçam sua abertura para transformação e novidade, enquanto celebram sua história de sete décadas.

Pimpolho

Há 61 anos, a Pimpolho tem fabricado e comercializado produtos infantis e agora está consolidando sua posição como líder em calçados infantis no Brasil. Para isso, a marca apresentou um portfólio de mais de 360 modelos alinhados com as últimas tendências da moda infantil e comportamento do mercado na primeira Brazilian Footwear Show na semana passada.

Para Ricardo Brito, diretor comercial da Pimpolho, participar da feira foi uma oportunidade de fortalecer relacionamentos, fazer novos negócios e contribuir para o desenvolvimento do setor de calçados, especialmente em um momento crucial e positivo para a empresa.

Sobre a nova fase da Pimpolho, Brito revelou que a empresa lançou uma plataforma de e-commerce para varejistas, aumentou em 22% a capacidade de armazenamento e despacho de seu Centro de Distribuição e fortaleceu seus portfólios de puericultura e brinquedos. Brito está otimista com a meta da marca de encerrar o ano com um faturamento de R$ 200 milhões.

Anhanguera

Dados mostram que menos de 25% dos jovens de 18 a 24 anos têm acesso ao ensino superior no país, e a Anhanguera anunciou um processo de reposicionamento sob a tagline “Venha Por Aqui”, focando no compromisso da marca em encontrar soluções para os desafios de acesso à educação e acompanhar de perto a jornada acadêmica dos alunos.

Para Leonardo Queiroz, sócio e vice-presidente de crescimento da Cogna, proprietária da Anhanguera, a campanha destaca o foco principal da operação: tornar a educação mais personalizada e eficiente para todos, de acordo com as necessidades individuais e rotinas de cada estudante.

O reposicionamento também inclui a identidade visual da Anhanguera. Roberta Harada, Diretora Executiva de Criação da Wunderman Thompson, parceira da Cogna no reposicionamento, afirma que o processo eleva o triângulo, um ativo central e fundação da marca, que assume um novo papel trazendo um senso de direção e movimento para “Venha Por Aqui”, materializando-se em elementos gráficos tanto nas formas físicas quanto digitais. Adicionalmente, o movimento visa posicionar a marca em um lugar visualmente único, com o laranja como destaque, elevando o design e considerando a longevidade.

Grupo Gerardo Bastos

O Grupo Gerardo Bastos, referência em serviços automotivos no Ceará, lançou uma nova estratégia de marca para fortalecer os laços entre diferentes gerações de clientes e expandir seu apelo para o público mais jovem.

Um dos primeiros sinais dessa iniciativa foi visto em suas unidades em shoppings, anteriormente conhecidas como “GB Mall”, agora rebatizadas como “Gerardo Bastos Auto Express”.

Além das lojas de shopping, outras operações no portfólio do grupo passaram por mudanças significativas, como a transformação da ‘GBastos Renovadora’ em ‘Gerardo Bastos Renovadora’, e da ‘GBastos Distribuidora’ em ‘Gerardo Bastos Distribuidora’.

Segundo Ivana Marques, coordenadora de marketing do Grupo Gerardo Bastos, a empresa está focando em uma marca unificada para gerar unidade e reconhecimento entre clientes e funcionários. Com a nova estratégia, Gerardo Bastos reforça seu compromisso em fornecer soluções inovadoras para serviços mecânicos em veículos leves e pesados, abrangendo aspectos como tecnologia, segurança e satisfação do cliente.

Claybom

Outro nome tradicional no mercado nacional, a Claybom está reposicionando sua marca para reforçar mensagens de inovação e tradição. Agora, todos os produtos da marca incluem creme, um ingrediente valorizado pelos consumidores por realçar o sabor dos alimentos.

Para mesclar tradição com inovação, além da nova receita, a marca promoverá a mudança por meio de uma campanha com um personagem familiar aos fãs da marca: a Menininha Nhac, criada em 1970. Esse personagem tem estado presente em comerciais e campanhas para o produto nos anos subsequentes, com seu famoso bordão “Claybom, nhac, nhac, bom!”.

Considerando a diversidade do Brasil, a Claybom agora apresenta cinco Menininhas Nhac, cada uma com uma personalidade e foco diferentes, proporcionando novas narrativas de conteúdo. Por meio de suas personalidades únicas e complexidades, as Menininhas Nhac destacarão dicas de acordo com sua expertise, reforçando os atributos e a herança da marca.

VIX Logistics

A VIX Logistics anunciou a criação da VIXPar, uma marca consolidadora para negócios operando sob a divisão de logística do Grupo Águia Branca. A mudança visa comunicar mais clara e organizadamente a escala de operações da empresa para o mercado financeiro, parceiros estratégicos, potenciais investidores e outros stakeholders.

A identidade da marca consolidadora se alinha visual e conceitualmente com o lema do Grupo Águia Branca: “Movendo o mundo com excelência e respeito pelas pessoas”. O logotipo da VIXPar apresenta elementos gráficos que lembram as famosas asas da Viação Águia Branca, assemelhando-se a uma seta e refletindo o conceito de movimento e energia.

A paleta de cores apresenta um azul profundo e letras em dourado, transmitindo atributos de integridade, comprometimento, superação, conexão, inovação e segurança.

Com o novo posicionamento, a VIXPar, enquanto marca corporativa, consolidará todas as marcas atualmente vinculadas à VIX sob seu guarda-chuva. Isso inclui a própria marca VIX, ativa no segmento de Logística Dedicada; Autoport e Servicarga, operadoras de Logística Automotiva; Let’s e EBEC, em Gestão e Terceirização de Frota; bem como V1, focada em Mobilidade Urbana, e VIVA, dedicada ao desenvolvimento de veículos autônomos.

A criação desta nova marca impactará a comunicação corporativa e a identidade visual de todas as marcas associadas, que manterão seus nomes, mas receberão uma atualização visual, incluindo novos logotipos, tipografia e iconografia. Esta unificação sob uma única marca visa potencializar a sinergia entre as marcas e trazer modernidade ao posicionamento da empresa, abraçando e integrando a cultura de cada um desses negócios para apresentar uma nova marca.

Everest

A Everest concluiu uma série de três filmes desenvolvidos para refletir o novo posicionamento e identidade visual da marca em uma campanha de mídia 360 graus, veiculada ao longo do ano. A primeira etapa incluiu a introdução de uma identidade visual renovada concebida pelos diretores criativos Ricardo Weitsman e Felipe Gomes, além do novo slogan, “Qualidade lá no alto”, em referência ao nome da marca.

A segunda etapa introduziu o conceito de pureza da água, seguida pela assinatura “Ah, que pureza!”. Nesta fase, a empresa enfatizou seu compromisso com a qualidade e pureza da água, garantida por diferenciais do produto, como a tecnologia de dupla filtragem do Refil Original Everest, projetada para reter partículas, reduzir a concentração de cloro e eliminar odores e sabores indesejados.

A etapa final, veiculada no início de novembro, destacou a economia sustentável, um ideal atendido pelos produtos da marca. Segundo Carlos Alexandre Rangel Guimarães, Diretor Comercial da Everest, além de maior exposição e visibilidade, a campanha reflete o fortalecimento da identidade da marca que amadureceu ao longo deste ano, tanto em canais online quanto offline.

Grupo Fit

O Grupo Fit comemorou seu aniversário de 23 anos com o anúncio de uma nova identidade visual. A nova face do grupo é marcada por um símbolo distintivo, que se assemelha a um Clã de Samurais, apresentado em uma cor laranja vibrante.

Esta combinação representa uma fusão de tradição, poder e destaque visual. A escolha do laranja não apenas transmite calor, entusiasmo e coragem, mas também cativa a atenção e se destaca entre outras marcas, solidificando a presença e os valores do Grupo Fit.

Além disso, a cultura do grupo, baseada em relacionamentos, prazer e alegria nos negócios, é sintetizada na missão de “fazer parte dos melhores momentos do seu dia” e na visão de ser uma empresa referência em celebração no Brasil. O laranja escolhido para a identidade visual reflete a alegria e celebração que são objetivos fundamentais para o Grupo Fit.

Com 80% de sua atuação concentrada em aeroportos, o Grupo optou por criar uma nova marca, “Grupo Fit Airports”, apresentando uma identidade visual distinta. A cor azul foi estrategicamente escolhida por suas conotações positivas em todo o mundo, complementando a identidade e os valores do Grupo Fit Airports.

Para Fernando Souza, CEO e fundador do Grupo Fit, a nova identidade visual da empresa reflete não apenas o sucesso alcançado nos últimos anos, mas também evidencia o modelo de gestão focado na experiência do cliente e no bem-estar dos funcionários.

NürnbergMesse Brasil

A NürnbergMesse Brasil, uma das principais promotoras de encontros de negócios do país, reposicionou sua marca como um hub de soluções 360 graus para eventos. Com sua expertise na área, a empresa se reestruturou para oferecer soluções por meio de unidades de negócios, serviços, conteúdo e ferramentas para tornar o relacionamento entre os players de todas as indústrias em que atua contínuo, e não apenas durante grandes encontros.

Assim, a promotora passou a atuar em canais físicos e digitais, fornecendo mentoria, organização, produção, locação, execução e coordenação de reuniões personalizadas, desde o planejamento de eventos sob demanda até o desenvolvimento de aplicativos que conectam especialistas e indústrias.

Segundo João Paulo Picolo, presidente da empresa, à medida que o tempo avança, novas formas de interação surgem, e a NürnbergMesse está atenta às mudanças nas demandas do mercado. Picolo também enfatizou que a necessidade de conexões se estende além dos eventos físicos, e a comunicação contínua ao longo dos 365 dias do ano tornou-se essencial.

Kur My Home

A Kur My Home Spa realizou um rebranding nas embalagens de seus produtos. De acordo com a empresa, esta decisão foi motivada pela busca de proporcionar aos clientes uma experiência única e sofisticada. A transformação também carrega uma mensagem e compromisso com os valores essenciais da empresa.

As novas embalagens foram projetadas para transmitir sofisticação, leveza e bem-estar. A cor verde, que sempre fez parte da identidade da Kur My Home Spa, foi suavizada para evocar tranquilidade e equilíbrio. A tipografia escolhida transmite serenidade e harmonia, reforçando a mensagem da marca.

Para Rochele Silveira, diretora da marca, a nova identidade visual não é apenas esteticamente agradável, mas também carrega uma mensagem profunda que transforma as embalagens da marca em poderosas ferramentas de comunicação e expressão. Ela destaca que cada produto é concebido como um presente, uma experiência de cuidado pessoal que envolve todos os detalhes, desde a textura do papel até o aroma borrifado nele.

O reposicionamento da marca também considera elementos de ESG. As embalagens de alguns produtos migraram do plástico para o vidro. Além disso, a marca possui um programa de recolhimento de embalagens em suas lojas físicas, onde os clientes podem retornar frascos vazios de cosméticos de qualquer marca.

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