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Alvo de Reclamações, Black Friday Levará 64,3% dos Brasileiros às Compras

Com a semana da Black Friday em andamento, a YouGov divulgou estimativas que contribuem para a construção de um panorama preditivo sobre o evento. Números obtidos pela empresa através de uma pesquisa online indicam que na próxima sexta-feira (24), conforme esperado, o comércio nacional será estimulado: este ano, 64,3% dos adultos brasileiros planejam participar da ocasião.

A grande movimentação de consumidores pode ser explicada pela boa reputação da Black Friday entre os brasileiros, especialmente em termos de confiança. Nesse aspecto, a pesquisa revela que apenas um quinto dos entrevistados acredita que o evento não oferece descontos reais aos consumidores. Por outro lado, 37,4% consideram a ocasião como o melhor momento do ano para pechinchas.

Embora a participação prevista seja positiva, os respondentes expressaram queixas e insatisfações coletadas de edições anteriores da Black Friday. Os dados do estudo mostram que 26,2% dos consumidores visitaram lojas físicas lotadas e desconfortáveis durante o evento – o problema mais incômodo para os entrevistados.

Para outros 25%, a insatisfação surge ao tentar comprar um produto anunciado, mas indisponível em estoque, seja parcialmente – faltando a versão do produto com as características procuradas pelo consumidor – ou totalmente. 20% dos entrevistados apontaram que as lojas (tanto online quanto físicas) estavam tão lotadas que não conseguiram concluir a compra, enquanto 13,4% reclamaram de encontrar “condições ocultas” nos descontos que queriam usar.

O que Dizem os Números?

Analisando os dados da pesquisa, David Eastman, Diretor Geral e Comercial da YouGov na América Latina, avalia que os brasileiros que mais relatam ter enfrentado problemas durante a Black Friday são aqueles que acreditam que há descontos genuínos na campanha, embora não sejam os melhores do ano.

Um percentual de 9,1% desses consumidores afirma já ter tido problemas para pagar (foram cobrados em dobro ou o preço não correspondia ao anunciado), em comparação com os 6,6% que compõem a média. 28,7% desses consumidores também enfrentaram a indisponibilidade do produto, um incômodo estatisticamente mais frequente do que o do comprador médio (24,6%).

Segundo o Diretor Geral, jovens de 18 a 24 anos têm maior probabilidade de dizer que foram cobrados mais de uma vez ou encontraram o valor errado ao participar do evento. Por outro lado, os adultos entre 45 e 54 anos são estatisticamente mais propensos a reclamar de lojas físicas lotadas ou de condições ocultas em descontos e promoções.

Já os consumidores com mais de 55 anos parecem ter tido as melhores experiências com a campanha: aproximadamente metade desta amostra relata não ter tido problemas com nenhuma das questões analisadas pelas pesquisas. Curiosamente, a pesquisa destaca que esta faixa etária representa o grupo mais cético em relação à autenticidade da Black Friday.

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