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Conscientização para ESG Marca Ações de Marketing de Causa em Outubro

O marketing de causa se traduz em uma excelente disciplina para conquistar a simpatia de milhões de consumidores. Isso ocorre porque a maioria das pessoas defende suas próprias causas e valores e procura ver seus ideais refletidos nas ações das marcas com as quais se envolvem.

Por exemplo, considerando que uma parte significativa dos brasileiros se preocupa com o futuro sustentável do planeta e com questões sociais, as marcas que observam práticas de ESG de forma autêntica têm mais chances de se conectar com um público cada vez mais consciente.

Nesse campo, a criatividade, a funcionalidade, a conscientização e boas estratégias de marketing caminham juntas. Um exemplo é a campanha “Achados pelo Oceano”, promovida pela OLX em parceria com a Sea Shepherd Brasil, uma ONG.

A campanha vende produtos semelhantes aos encontrados nos mares brasileiros devido ao descarte irregular de resíduos, como óculos de sol, lâmpadas e sapatos. Todos os recursos arrecadados serão destinados a novas iniciativas da Sea Shepherd Brasil para a limpeza dos oceanos e a proteção da vida marinha.

Aqui estão algumas ações de marketing de causa que se destacaram durante o mês de outubro:

Azul

Da cor azul para o rosa. Em outubro, pelo 13º ano consecutivo, a companhia aérea Azul substituiu sua cor azul pelo rosa para ampliar os resultados de sua campanha de conscientização sobre o câncer de mama.

Além da mensagem tradicional “Quem se Cuida, Voa Mais”, a empresa promoveu ações para disseminar mensagens importantes, como a informação de que a detecção precoce oferece 95% de chance de cura, enfatizando a importância de exames regulares e afastando o estigma de que um diagnóstico de câncer de mama é uma sentença de morte.

Neste ano, a campanha da empresa, “Tem Muito Azul na Vida Depois do Diagnóstico”, apresentou exemplos de mulheres de várias origens e idades com uma aprendizagem em comum: todas afirmam que os desafios e transformações inevitáveis após a doença as tornaram ainda mais empoderadas, felizes e com vontade de viver.

Intimissimi, ONG América Amigas e Snapchat

A conscientização sobre o câncer de mama em outubro também foi abordada de forma criativa em uma parceria entre a Intimissimi, a ONG América Amigas e o Snapchat. O trio desenvolveu uma lente de realidade aumentada para ajudar as usuárias do Snapchat a identificar pontos-chave a serem tocados durante o autoexame das mamas.

Assim como a campanha da Azul, o movimento do trio foi criado para conscientizar as usuárias da plataforma sobre a importância do autoexame para aumentar as chances de um diagnóstico precoce e, consequentemente, as chances de cura.

Instituto ABIHPEC

Por meio da campanha “De Bem com Você – A Beleza Contra o Câncer”, uma iniciativa de apoio a pacientes em tratamento oncológico, o Instituto ABIHPEC anunciou o lançamento de uma nova coleção de camisetas com o objetivo de transmitir mensagens positivas sobre autoestima e cuidados pessoais e arrecadar fundos para ações que já beneficiaram mais de 50.000 pacientes desde 2012.

Segundo Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC, a autoestima é uma arma fundamental na luta contra o câncer, e fazer com que os pacientes se sintam mais confiantes é o primeiro passo em uma batalha difícil, que pode ser enfrentada com mais tranquilidade.

Cada camiseta vendida gera o envio de um kit de maquiagem e itens de cuidado pessoal para os participantes de oficinas de automaquiagem. As camisetas da campanha podem ser adquiridas online na loja “Uma Penca – De Bem Com Você”.

Bluem

A marca holandesa de higiene bucal, Bluem, abriu uma fábrica no Brasil que produz cremes dentais à base de oxigênio ativo, sem substâncias que poluem rios e ameaçam plantas, de acordo com os critérios de ESG da empresa.

Outra parte importante das práticas de ESG da marca é a doação de kits completos de higiene bucal para pacientes em UTIs de hospitais públicos no estado do Rio de Janeiro. O Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda, recebeu a doação de kits completos de higiene bucal que auxiliarão mais de 120 pacientes em leitos de UTI.

Segundo Eduardo Delage, CEO da empresa no Brasil, a doação dos produtos, como gel oral em bisnaga, gel oral em seringa, fluído oral, creme oral, espuma oral e enxaguatório bucal, deve impactar diretamente no bem-estar e na rápida recuperação dos pacientes – uma percepção endossada pela Dra. Mônica Gonçalves Passos Machado, chefe das UTIs e dentista hospitalar do Hospital, que destacou que as doações facilitarão o trabalho da instituição.

Instituto Ampara

71% das mulheres vítimas de violência doméstica que possuem animais de estimação relataram que seus parceiros ameaçaram, feriram ou mataram os animais da família. Além disso, em 88% dos lares investigados por abuso físico infantil, foi constatado também o abuso de animais.

Isso é o que indicam estudos conduzidos por Maria Padilha, da Associação de Apoio e Defesa dos Animais em Meio Ambiente (AADAMA). Os números da pesquisa evidenciam os pressupostos da Teoria do Elo, o foco da nova campanha do Instituto Ampara, desenvolvida em parceria com a Agência Amithiva para conscientização sobre a relação entre a violência doméstica e animal.

A campanha propõe medidas concretas para enfrentar o problema. Segundo Thiago Abreu, CEO e fundador da Agência Amithiva, o filme criado para a ação é uma ferramenta importante para conscientização sobre uma camada pouco conhecida da violência doméstica e busca criar uma rede de proteção mais eficaz, abrangendo tanto as vítimas humanas quanto os animais que sofrem silenciosamente em um ciclo de violência que precisa ser quebrado.

Mol e Editora Bemol

A Editora MOL e a Bemol uniram forças para lançar o livro-pôster “Vamos Brincar Juntos!”. A publicação celebra jogos que marcaram gerações e continuam encantando crianças e adultos. Cada exemplar vendido gera uma doação para o Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (GACC AM) e para a Associação Vaga Lume, que empodera crianças em comunidades rurais da Amazônia através da promoção da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias.

A expectativa é que o projeto gere doações de mais de R$ 190 mil para as organizações sociais. Outras instituições, como o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), que promove o plantio de árvores como parte de suas atividades de sustentabilidade, e o Instituto Mol, serão contempladas com 10% das doações (5% para cada).

Para a CEO da Editora MOL, Roberta Faria, a parceria tem o poder de promover mudanças significativas na vida das crianças, apoiar a educação e a sustentabilidade, e construir um Brasil mais solidário. Ela destaca que, ao proporcionar diversão, aprendizado e momentos especiais em família, a ação contribui para a construção de um futuro melhor para as próximas gerações.

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