Cada vez mais conscientes da importância da diversidade e inclusão para uma sociedade mais igualitária, os brasileiros esperam ver suas próprias convicções refletidas nas diretrizes das marcas que consomem. 78% dos consumidores no país concordam que a diversidade é um tema que deve fazer parte do dia a dia de marcas e empresas, e 60% afirmam que não consomem produtos de marcas com comportamentos preconceituosos.
Esses dados foram divulgados na terceira edição do estudo Oldiversity, realizado pelo Grupo Croma. A pesquisa tem como objetivo examinar como as marcas estão se adaptando às novas demandas e realidades sociais da sociedade, refletindo os desejos do público.
O estudo completo aponta que o mercado nacional ainda tem muito a melhorar. Quando questionados sobre as ações das marcas em prol da diversidade, apenas 44% dos brasileiros acreditam que elas são autênticas quando abordam o tema, enquanto 39% concordam que as empresas presentes no Brasil reproduzem comportamentos preconceituosos.
Pontos de alerta
62% dos entrevistados acreditam que as empresas brasileiras deixam o preconceito falar mais alto na hora de contratar pessoas negras. 27% relataram já ter sofrido algum tipo de discriminação racial, e 17% foram vítimas de discriminação racial no ambiente de trabalho.
Quanto às pessoas LGBTQIA+, 57% dos entrevistados concordam que as empresas têm preconceito ao contratá-las. Por outro lado, 55% compartilham a percepção de que as marcas e empresas estão se adaptando para atender às necessidades dessa comunidade.
Para o fundador do Grupo Croma, Edmar Bulla, esse número é o reflexo de uma construção social heteronormativa, onde a definição de padrões permeia diversos setores coletivos e governa estruturas excludentes na sociedade.
Como melhorar?
Entre os entrevistados, 56% afirmaram não se lembrar de propagandas relacionadas à diversidade. Esse número levanta uma questão importante sobre a efetivação de peças comerciais relacionadas ao tema – um recurso que pode contribuir para conexões que vão além da relação entre marcas e consumidores.
Nesse sentido, 68% dos brasileiros dizem que as propagandas ajudam a criar uma sociedade mais tolerante à diversidade, 64% gostariam de ver mais propagandas com elementos de diversidade, e 61% responderam que as propagandas são uma boa maneira de reforçar a diversidade de gênero.
Além disso, 65% do público brasileiro deseja que as marcas falem abertamente sobre diversidade em suas comunicações e entendem que a associação a esse tema não representa riscos comerciais.
Ao abordarem a diversidade de forma assertiva, as empresas podem despertar sentimentos e tendências. Nesse cenário, 67% dos entrevistados afirmam que passam a admirar as empresas que abordam o tema, 65% consideram essas empresas para futuras compras, e outros 65% passam a acreditar mais nessas companhias.