Com a chegada de dezembro, as preparações natalinas começam a tomar conta dos pensamentos dos brasileiros. Além dos presentes tradicionais, a decoração do lar surge como o aspecto mais querido do Natal para 41% das pessoas, conforme pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest para compreender preferências e tendências natalinas deste ano.
Cerca de 36% dos participantes do estudo apontam a escolha do menu para a ceia de Natal como o ponto alto da festa. Dentro desse grupo, 65% valorizam a presença de sobremesas elaboradas, além dos clássicos panetones, chocotones (65%) e pratos principais com aves (64%).
Para 28% dos entrevistados, o momento mais especial do Natal é a troca de presentes. A pesquisa mostra que a maioria das pessoas planeja presentear principalmente os pais (69%), parceiros(as) (52%) e irmãos (51%), com a maioria dos entrevistados (69%) estabelecendo um limite de até R$ 100,00 por presente.
Os presentes mais escolhidos para adultos são roupas, acessórios (73%), fragrâncias e cosméticos (65%), e chocolates (61%). No caso das crianças, brinquedos convencionais (69%), educativos (57%) e vestuário com acessórios (56%) estão entre os mais populares.
Quando se trata de planejar as compras de Natal, 63% dos consumidores adquirem os itens de decoração e roupas para a festa com antecedência de pelo menos 15 dias. Em contraste, mais da metade deixa para comprar alimentos e bebidas para a ceia em cima da hora.
Fábia Duarte, do Instituto QualiBest, observa que famílias com crianças geralmente se dedicam mais à organização do Natal, mantendo viva a tradição de enfeitar a casa com árvores e luzes natalinas, além de valorizar a troca de presentes e as ceias com pratos típicos do período.