Anteriormente conhecido como Facebook Marketing Partner, o título de Parceiro de Negócios Meta confere às agências que o possuem uma aura de excelência. Geralmente, as empresas que ostentam o selo da Meta estão preparadas para auxiliar seus clientes a criar abordagens e soluções mais dinâmicas e atualizadas para resolver uma ampla variedade de problemas comuns em campanhas de Marketing. As razões para essa distinção podem ser explicadas tanto pelos requisitos para se tornar um parceiro certificado da Meta quanto pelos benefícios obtidos ao atender aos critérios da lista.
O primeiro aspecto que determina a certificação se baseia principalmente na experiência e no histórico de sucesso das agências candidatas. Para se tornar um Parceiro Certificado, as agências são avaliadas com base nos seguintes critérios: o valor total investido em mídia em um período de 180 dias; a porcentagem de anúncios qualificados em plataformas Meta em um período de 90 dias e o investimento em mídia em relação aos objetivos de resposta direta para gerar resultados comerciais significativos para os clientes, também em um período de 90 dias; e o número de páginas ativas vinculadas a contas de anúncios com um gasto mínimo de US$ 100 em um período de 90 dias.
Uma vez aprovadas nos critérios de avaliação, as agências são listadas no diretório de parceiros da Meta, tornando-as mais visíveis para clientes que buscam assistência qualificada. Além disso, elas recebem suporte especializado, acesso às APIs da plataforma e a recursos, insights e relatórios de mercado avançados, ferramentas e diferentes tipos de treinamento exclusivo, laureados pelo selo Blueprint, para capacitação de equipes – uma bagagem capaz de transformar campanhas de Marketing em qualquer segmento.
Como escolher um Parceiro de Negócios Meta
As agências parceiras da Meta atuam em diversas áreas, como Tecnologia de Anúncios, Marketing de Conteúdo, Integração de Audiência e Gestão de Comunidades. Elas são capazes de atender às necessidades específicas de diferentes campanhas e segmentos, oferecendo soluções que vão desde recursos simples até os mais complexos e personalizados.
Nesse contexto, é crucial que as empresas identifiquem e compreendam suas próprias necessidades operacionais para direcionar a demanda para agências que possam atendê-las adequadamente. Para facilitar esse processo, a Meta oferece o Diretório de Parceiros. Esse recurso permite que os clientes busquem parceiros qualificados para executar campanhas de anúncios, vendas e engajamento, cada uma delas dividida em tipos de demandas únicas para atender às necessidades específicas do cliente.
É importante salientar que, apesar de contar com filtros avançados de pesquisa que permitem a descrição da natureza da solução desejada, a localização e o modelo de serviço ideal para um potencial parceiro, o Diretório da Meta funciona como um recurso de referência. A própria plataforma alerta que as empresas devem realizar uma avaliação cuidadosa por conta própria antes de escolher a agência com a qual desejam trabalhar.
O impacto concreto
Como as agências parceiras da Meta podem auxiliar as empresas a obterem melhores resultados? Para responder a essa pergunta, nada melhor do que observar o impacto concreto.
Parceira da Meta, a agência de Marketing Digital Juice ajudou a CUDDLY, uma plataforma de captação de doações e adoção de animais, a otimizar suas campanhas publicitárias para aumentar as conversões. Para isso, a agência usou recursos como o Pixel da Meta, uma ferramenta que permite medir, otimizar e criar públicos para campanhas de anúncios. A ação personalizou os anúncios, adaptando-os aos públicos em cada estágio do funil de Marketing.
O impacto da campanha foi positivo para a CUDDLY: sob a nova estratégia, a empresa observou um aumento de 4,28 vezes no número de conversões e um ganho de mais de 22 mil compras realizadas na plataforma entre 2019 e 2020.
Estudo de caso Magalu
No Brasil, a rede de varejo Magalu utilizou o diretório de parceiros da Meta para desenvolver o plano Magalocal, que tinha como objetivo descentralizar o poder de decisão estratégica para as unidades locais. O projeto foi liderado pela agência Bornlogic, parceira da Meta, que criou o programa Gerentes Digitais, baseado em duas etapas: dar autonomia para que os vendedores das lojas locais pudessem criar e personalizar as próprias campanhas e, posteriormente, direcionar os anúncios aos consumidores próximos às lojas por meio do Facebook.
A criatividade surtiu efeito: em Sumaré, uma cidade do interior de São Paulo, as vendedoras da Magalu reescreveram uma música popular para anunciar uma oferta de uma TV de 50 polegadas. O impacto do vídeo, que logo se tornou viral, extrapolou os limites da cidade, atraindo moradores locais e de municípios vizinhos. A ação ultrapassou as 300 mil visualizações e atingiu 80% da meta em apenas três dias de campanha.